quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ANALISE DO LIVRO: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Brás Cubas expirou ás 2 horas da tarde, uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, foi velado na sua bela chácara de Catumbi aos 64  anos, solteiro e foi acompanhado por 11 amigos, onde um deles se inspirou e chegou a dizer que a própria natureza parecia estar chorando a sua morte.
Ele morreu tranquilamente, metodicamente de pneumonia quando estava na invenção de um medicamento sublime, um emplasto anti-hipocondriaco  destinado a aliviar a melancolia da humanidade.
Nasceu em 20 de outubro de 1805, foi uma criança gabada e inquieta, e aos 5 anos de idade era chamado de menino diabo e que adorava a esconder os chapéus da visita. O seu pai te adorava, andava lhe dando beijo e sua mãe era uma senhora fraca de pouco cérebro daí sua educação.  Aos 17 anos de idade era bonito, airoso e bastante disputado pelas damas, mas quem o conquistou foi a Marcela uma espanhola, onde a conheceu numa ceia em sua própria casa pelo seu tio João.
Depois de 15 meses  e com 11 contos de reis gastados com Marcela, seu pai mandou lhe para estudar na Europa, onde no dia que a universidade lhe deu  o diploma, o guardou e foi passear pela Europa.
Ele estava em Veneza quando recebeu uma carta de seu pai que lhe chamava urgente que dizia para ir depressa se não iria achar sua mãe morta, ao chegar seu pai lhe deu um abraço e sua mãe padecia de modo cruel com um câncer no estomago, e sua irmã Sabina já casada com o Cotrim estava a morrer de fadiga, já tinha 8 ou 9 anos que não via sua mãe, onde ela já era menos que um rosto, uma caveira e ajoelhado aos pés dela ela faleceu. E ao 7º dia se mudou para casa velha de sua propriedade na Tijuca, recomendou que lhe deixassem só.  Já farto da solidão ao final dos sete dia, chegou lhe a noticia que se mudara uma velha conhecida Dona Eusébia, ao sair na porta, a surpresa de seu pai ao chegar dando lhe a noticia de ter  arranjado lhe um casamento e um cargo de deputado com a filha do Dutra. Ao ir a casa de Dona Eusébia conheceu sua filha chamada Eugenia que tinha um problema na perna e que se apaixonou. E num jantar chamado pelo Dutra, enquanto não chegara a hora,  passeava pela cidade quando entrou na 1ª casa no fundo de um balcão e la estava sentada uma mulher com um rosto com sinais de varíola, era Marcela, e ao retornar a casa do Dutra e jantar e passear com Virgilia quando chegou Lobo Neves , que não era mais esbelto, nem mais elegante, mas que em poucas semanas arrebatou Virgilia e foi embora com ela. Então o pai de Brás Cubas que acaba de falecer acabralhado triste num desencanto total.
Quando Luis Dutra primo de Virgilia pergunta se ele sabia quem chegara ontem de São Paulo.  Era Virgilia uma mulher magnífica...  e 8 dias depois encontrou lhe em um baile onde chegou a troca algumas palavras e 3 semanas depois foi  convidado para um reunião intima em sua casa. Foi e la Virgilia disse que queria valsar com ele. Valsaram e foi quando se sentiu roubado e ao olhar para o chão viu uma moeda de ouro e tornou a dizer que era dele ou melhor  é minha. Mas ao anoitecer a sua conciencia se sentiu pesada e resolveu devolver ao delegado para achar seu verdadeiro dono que poderia ser de um pobre, que não teria dinheiro para dar comida aos seus filhos, mas depois disso se sentiu aliviado e um outro dia ao  voltar na casa de Virgilia o amor falou mais alto e seu primeiro beijo aconteceu na escada daí então passaram a ter um romance escondido, mas ela não se sentiu bem, por que cada vez mais Lobo Neves parecia estar mais apaixonado, até então seu primo,e a marquesa começaram a desconfiar do seu romance, com isso ela resolveu se afastar de Brás Cubas. Ele ao saber disso saiu angustiado e sentou num banco na praça quando avistou em sua direção o Quincas Borba que estava em trapos ao lhe pedir algum dinheiro,  Brás cubas lhe deu, e ao receber pediu lhe um abraço foi quando roubou o relógio de Brás Cubas. 

  Passado se alguns dias o Quincas Borba ficou rico por uma herança que foi herdada do seu tio, com a herança que Quincas Borba mandou uma carta para Brás Cubas devolvendo o seu relógio que tinha roubado. Brás Cubas o perdoou e Quincas Borba virou um Humanista e conselhos muito deu para Brás Cubas que estava cada vez mais se afastando de Virgilia, passando se meses Dona Eusebia, Vilaça, e Marcela morreram deixando Eugênia muito esmorecida e não quis ajuda de ninguém, nem mesmo de Brás Cubas. Passando mais alguns dias, morria o Lobo Neves deixando Virgilia arrasada de sofrimento que Brás Cubas viu que era verdadeiro. Após dias uma doença arrebatou o seu grande amigo o Quincas Borba que já estava louco e morreu repetindo que jurando e repetindo que a dor era ilusão. E entre morte de Quincas Borba, a doença o pegou num invento de um medicamento que o levaria a um grande emplasto, daria o primeiro lugar entre os homens, acima do céu, mais isso não foi possível, o Brás Cubas faleceu.
  Agora as negativas: Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor de meu rosto. Mais: não padeci a morte de D.Plácida, nem a semidemência do  Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que saí quite com a vida. E, imaginará; porque ao chegar a este outro lado do ministério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa destas negativas:- - não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário