quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BIOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS

 Machado de Assis (1839-1908)

Filho de um pintor mulato e uma lavadeira portuguesa, Joaquim Maria machado de Assis nasceu em 21 de junho1839, no Morro do Livramento, Rio de Janeiro. Ainda em tenra idade, ficou órfão e foi criado pela madrasta Maria Inés.
Aprendeu a ler numa escola pública e teve aulas de francês e latim com um padre amigo. Contudo, logo teve de trabalhar para auxiliar no sustento da família. Tornou-se então, um autodidata. foi tipógrafo e revisor. Em 1858, ingressou no Correio Mercantil e em seguida no Diário do Rio de Janeiro, não deixando de colabora com a imprensa da Corte. Passou a ser funcionário publico em 1875. Exerceram os cargos de Primeiro-Oficial da Secretaria da Agricultura, Diretor da Diretoria-Geral do Comercio e Diretor-Geral da Viação. Casado com a portuguesa Carolina Xavier de Novais, não teve filhos e que após morte da sua esposa recolheu-se a solidão.
Fundou com outros escritores, em 1897, a Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente até sua morte, em 1908. Iniciou sua carreira literária com poemas e crônicas, partindo depois para o teatro, contos e romances, da qual fazem parte:
Ressurreição (1872), A Mão e Luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908). Seu talento aplica-se á prosa, que se divide em 2 fases:
* Romântica: Marca-se pelo um sentimentalismo controlado. Machado apresenta a embrião das características que marcarão sua segunda fase a ironia, a preocupação com analise psicológica, o humor ceticismo.
*Realista: Machado volta para o interior das personagens, nenhuma delas ter preocupações materiais de sobrevivência permite ao autor fazer uma analise de suas almas.
Foi o maior escritor do período e um dos mais importantes- senão o de maior importância - da literatura  brasileira.

Um comentário:

  1. grande escritor brasileiro! ótima escolha e um bom trabalho, parabéns!adoro o livro:Memorias Póstumas de Brás cubas e esteve lendo o resumo que postaram, contaram ate os destales, isso é fruto de quem leu!brilhou!lindo blog!PATY...

    ResponderExcluir